O que há em comum entre Emília Ferreiro, David Ausubel e Jean Piaget ?
Jean Piaget
foi um dos primeiros estudiosos a pesquisar cientificamente como o
conhecimento era formado na mente de um indivíduo. A princípio suas
pesquisas foram direcionadas aos bebês. Piaget observou como um
recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua
individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de
adolescentes, onde já temos o início de operações de raciocínio mais
complexas.
Piaget estabeleceu
as bases de sua teoria, a qual chamou de Epistemologia Genética (estudo
científico), cuja fundamentação está muito bem descrita em um de seus
livros mais famosos, “O Nascimento da Inteligência na Criança” (1982),
em que ele diz "as relações entre o sujeito e o seu meio consistem
numa interação radical, de modo tal que a consciência não começa pelo
conhecimento dos objetos nem pelo da atividade do sujeito, mas por um
estado diferenciado; e é desse estado que derivam dois movimentos
complementares, um de incorporação das coisas ao sujeito, o outro de
acomodação às próprias coisas" . Em outras palavras Jean Piaget quis
dizer que o conhecimento não nasce com o indivíduo, mas é o resultado
da sua interação com o meio que o provoca á novas descobertas para se
adaptar cada vez de forma melhor ao meio, a acomodação.Como
esse processo é dinâmico, o individuo está sempre evoluindo
intelectualmente pois está sempre interagindo, assimilando e
acomodando... através do desafio, da provocação do novo, do
desconhecido.
Neste pequeno parágrafo Piaget define três conceitos fundamentais para sua teoria: interação, assimilação, acomodação.
No
seu livro “O Desenvolvimento do Pensamento”, avançando em suas
pesquisas reforça o princípio da aquisição do conhecimento se referindo a
“equilibração”, (o desafio que surge do conhecimento
anterior diante de novas situações), como necessárias para que o
indivíduo avance no desenvolvimento dos conhecimentos, mas afirma também
que só este fato não é suficiente, é preciso que haja uma ação de quem
aprende, e um esforço para que esse avanço aconteça e venha acontecer
sucessivamente, na evolução da inteligência.
Um biólogo, Jean Piaget, através de pesquisas na área da psicologia, cria uma teoria de aprendizagem e do desenvolvimento humano de grande fundamentação e prestígio científico que acaba sendo direcionado á pedagogia.
Quando
essa teoria epistemológica chega ao campo da pedagogia com fins de
embasamento do ensino/aprendizagem, vai assumir grande importância. As
considerações Piagetianas, para que sejam pedagogicamente bem
sucedidas, principalmente no que diz respeito ao sujeito da
aprendizagem, como um sujeito ativo, e considerando a “equilibração”, como desafio, provocação de novos conhecimentos,
tem que ser significativa para a pessoa, o aluno, caso contrário ele
não vai se interessar e essa provocação , não vai dar os resultados
esperados.
Em termos mais
práticos: o aluno traz em sua bagagem cognitiva conhecimentos anteriores
dos quais novos conhecimentos vão ser construídos, pelo desafio, a
provocação, que pode ser usada pelo professor, porém se não estiver
inserida no interesse do aluno, se não tiver significação, este aluno
vai mostrar desinteresse, não vai haver “acomodação”. E nesse contexto
estão todas as interações sociais do aluno: a vida em sociedade (meio,
família, escola...), que são fundamentais, pois delas é que vão surgir
os desafios e a aprendizagem em estágios mais avançados. Isso não quer
dizer que para o aluno avançar em novos conhecimentos, a aprendizagem
ganhe uma forma aleatória, que não siga uma programação, por exemplo,
curricular, mas significa que a interdisciplinaridade vai ocupar um
espaço de grande importância para o professor intermediar o
processo de letramento do aluno. Essa conclusão leva á "Aprendizagem Significativa”.
David Ausubel psicólogo e
pedagogo norte-americano, nascido em 1918, que se destacou no estudo dos
processos de aprendizagem. Considerado um cognitivista e construtivista,
investigou os vários tipos de aprendizagem, enfatizando a aprendizagem
por descoberta, onde a motivação e a possibilidade de escolha por parte
dos alunos desempenha um papel fundamental. Introduz o conceito de
"organizadores prévios" na sua teoria. Seriam como que "pontes
cognitivas", segundo Ausubel, entre o que o aluno sabe e o que irá
aprender: "aprendizagem significativa" (o que se aprende deveria
integrar-se no que o sujeito já conhece), onde se percebe as bases nas
teorias Piagetianas.
A professora da UnB do
Departamento de Psicologia, Professora Raquel, em Aprendizagem e Ensino,
em relação à Teoria de David Ausubel analisa esse processo assinalando
que “apesar da estrutura prévia orientar o modo de assimilação
de novos dados, estes também influenciam o conteúdo atributivo do
conhecimento já armazenado, resultando numa interação evolutiva entre
"novos" e "velhos" dados. Um processo de associação de informações interrelacionadas que acontecem porque são significativas.” E analisa a outra face da aprendizagem, a não-significativa: “Em
contrapartida Ausubel também coloca a ocorrência da Aprendizagem
Mecânica, que é aquela que encontra muito pouca ou nenhuma informação
prévia na Estrutura Cognitiva a qual possa se relacionar, sendo então
armazenada de maneira arbitrária. Em geral envolve conceitos com um alto
ou total teor de "novidade" para o aprendiz, mas no momento em que é
mecanicamente assimilada, passa a se integrar ou criar novas Estruturas
Cognitivas. Dessa forma a Aprendizagem Significativa é preferível a
Aprendizagem Mecânica, ou Arbitrária.”
Emília Ferreiro
e as teorias desenvolvidas por ela, e seus colaboradores, abandonam
também as concepções mecanicistas, assim como David Ausubel sobre o
processo de alfabetização. Eles seguem os pressupostos construtivistas/
interacionistas de Vygotsky e Piaget
Emília
Ferreiro e Ana Teberoski em suas teorias da aquisição do conhecimento
construtivista, estudando os mecanismos pelos quais as crianças aprendem
a ler e escrever se referem ao processo de cognição, em que o sujeito
da aprendizagem é colocado como alguém que conhece e que o conhecimento
é algo que se constrói pela ação deste sujeito. Nesse processo de
aprendizagem o ambiente também exerce seu papel, pois, o sujeito que
conhece faz parte de um determinado ambiente cultural.
E
concluem que os níveis diferentes em que normalmente os alunos se
encontram e vão se desenvolvendo durante o processo de alfabetização, e a
interação entre eles, é muito importante para o desenvolvimento do
processo.

Referências:
TETeoria de Ausubel: Cognoscitiva ou Cognitiva
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TEORIA DA APRENDIZAGEM NA OBRA DE JEAN PIAGET
|
DONGO-MONTOYA, ADRIÁN OSCAR
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Bjs, Tia Renata Araujo.