VASCONCELLOS - http://www.celsovasconcellos.com.br
Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo
Quando se fala em
currículo, é comum entre os educadores a referência aos conteúdos e às
formas de sua distribuição (grades). Ao assumirmos a Atividade Humana
como Princípio Educativo do Currículo fazemos toda uma reflexão sobre a
construção do quadro de saberes necessários para a formação dos
educandos. Mas vamos além. Primeiro, trazendo à tona as questões
relativas aos tempos, espaços e recursos que dão corpo à proposta
curricular. Depois, resgatando uma dimensão essencial do currículo: os sujeitos, especialmente educadores e educandos, através de suas respectivas atividades principais, o ensino e o estudo.
Um currículo que
tem a Atividade Humana como Princípio Educativo está profundamente
comprometido, simultaneamente, com a Atividade Discente e com a
Atividade Docente. A perspectiva é a superação tanto da passividade
quanto da reatividade das práticas instrucionistas. Chama a atenção a falta de sentido pessoal para a
prática, seja por parte do aluno seja do próprio professor. São ações
mecânicas, mas não autênticas Atividades Humanas.
Ao trabalharmos a
Atividade Humana em todas as suas dimensões —Sensibilidade, Motivo,
Projeção de Finalidade, Análise da Realidade, Plano de Ação, Ação e
Avaliação— disponibilizamos instrumentos teórico-metodológicos aos
professores, alunos e gestores para que possam ir além do currículo
disciplinar instrucionista, que tem caracterizado tantas de nossas
instituições.
Visando potencializar esta concepção ampliada de currículo, várias temáticas são abordadas: Atividade Humana, Imprinting Escolar, Estudo, Ensino,
Vínculos, Trabalho Coletivo, Quadro de Saberes, Ciclos de Formação,
Inter/Transdisciplinaridade, Trabalho por Projetos, Processo de Mudança,
Zona de Autonomia Relativa. Nosso desejo é avançar na concretização de um currículo que faça da
escola um autêntico espaço/tempo de aprendizagem, desenvolvimento humano
pleno e alegria crítica (docta gaudium) de todos.
Orientadora Pedagógica: Juliana Araujo (minha irmã) e
Professora de Educação Infantil: Renata Araujo (eu).
Oficina Pedagógica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite e deixe seu comentário.
Bjs, Tia Renata Araujo.