"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" (Paulo Freire).

quinta-feira, 5 de abril de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA IV - VASCONCELLOS

CELSO VASCONCELLOS

 Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo         

Quando se fala em currículo, é comum entre os educadores a referência aos conteúdos e às formas de sua distribuição (grades). Ao assumirmos a Atividade Humana como Princípio Educativo do Currículo fazemos toda uma reflexão sobre a construção do quadro de saberes necessários para a formação dos educandos. Mas vamos além. Primeiro, trazendo à tona as questões relativas aos tempos, espaços e recursos que dão corpo à proposta curricular. Depois, resgatando uma dimensão essencial do currículo: os sujeitos, especialmente educadores e educandos, através de suas respectivas atividades principais, o ensino e o estudo.
Um currículo que tem a Atividade Humana como Princípio Educativo está profundamente comprometido, simultaneamente, com a Atividade Discente e com a Atividade Docente. A perspectiva é a superação tanto da passividade quanto da reatividade das práticas instrucionistas. Chama a atenção a falta de sentido pessoal para a prática, seja por parte do aluno seja do próprio professor. São ações mecânicas, mas não autênticas Atividades Humanas.
Ao trabalharmos a Atividade Humana em todas as suas dimensões —Sensibilidade, Motivo, Projeção de Finalidade, Análise da Realidade, Plano de Ação, Ação e Avaliação— disponibilizamos instrumentos teórico-metodológicos aos professores, alunos e gestores para que possam ir além do currículo disciplinar instrucionista, que tem caracterizado tantas de nossas instituições.
Visando potencializar esta concepção ampliada de currículo, várias temáticas são abordadas: Atividade Humana, Imprinting Escolar, Estudo, Ensino, Vínculos, Trabalho Coletivo, Quadro de Saberes, Ciclos de Formação, Inter/Transdisciplinaridade, Trabalho por Projetos, Processo de Mudança, Zona de Autonomia Relativa. Nosso desejo é avançar na concretização de um currículo que faça da escola um autêntico espaço/tempo de aprendizagem, desenvolvimento humano pleno e alegria crítica (docta gaudium) de todos.


Orientadora Pedagógica: Juliana Araujo (minha irmã) e 
Professora de Educação Infantil: Renata Araujo (eu).

Oficina Pedagógica:

Professoras de Educação Infantil marcando presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite e deixe seu comentário.
Bjs, Tia Renata Araujo.